O uso dos guardanapos de tecido remonta aos séculos 13 e 14 e eram utilizados na Europa apenas como objeto decorativo, considerados acessórios de requinte e beleza na mesa de refeições. A palavra origina-se do francês “garde-nappe” e alguns historiadores creditam sua criação a Leonardo Da Vinci.
Na Grécia e Roma antiga, as mãos durante as refeições, eram limpas com pão, os aristocratas tinham escravos que levavam uma jarra de água para que a limpeza fosse feita e, as pessoas mais pobres não possuíam esse hábito.
Nos banquetes oferecidos pelos monarcas os convidados levavam seus próprios guardanapos, que eram pedaços grandes de tecido onde também poderiam enrolar a comida que não consumiam e levarem para casa.
Atualmente o uso de guardanapos de pano está reservado a locais mais luxuosos e nas residências das classes média e média alta. Bares, restaurantes e lanchonetes mais populares utilizam-se de guardanapos de papel que são colocados em cima das mesas em um dispenser próprio.
O surgimento do guardanapo de papel, vem da época da China antiga onde já utilizavam esse acessório, para limpeza das mãos, nas cerimônias do chá da tarde. Nos anos 70 surgiu em larga escala no mercado e a princípio são feitos de papel absorvente com bordas decoradas e para uso doméstico. Mais recentemente é que surgiu o guardanapo de papel de seda que encontramos nos restaurantes atuais.
Atualmente os guardanapos de papel podem ser encontrados em tamanhos variados, coloridos ou brancos e também com desenhos para determinadas festividades.
Na Embacopos você encontra uma linha de produtos de qualidade incluindo guardanapos de papel das melhores indústrias do mercado. Confira !